terça-feira, 26 de agosto de 2008

GP da Espanha - 1975: uma tragédia anunciada...

O GP da Espanha de 1975 entrou para as estatísticas negativas da F1 após um pavoroso acidente ceifar a vida de cinco pessoas naquela tarde do dia 27 de abril no circuito de Montjuich Park.

O campeonato antes do GP da Espanha vinha bem equilibrado. Em três corridas, três ganhadores diferentes e o Brasil tinha o líder e o vice-líder do campeonato a essa altura: Emerson Fittipaldi e José Carlos Pace.

Mesmo sabendo de alguns problemas na segurança da pista a FIA fez vista grossa durante a checagem do circuito e a Prefeitura de Barcelona prometeu concluir todas as exigências a tempo do GP. Iniciados os treinos livres de sexta feira os pilotos logo perceberam algo estranho na pista. Alguns guard-rails estavam praticamente soltos, não segurando sequer um esbarrão mais forte. O palco para confusão estava armado. A GPDA (Grand Prix Drivers Associantion) se reuniu exigindo obras imediatas no circuito sob a ameaça de seus pilotos não irem para a pista. Com pressão dos patrocinadores e dos organizadores do GP, alguns pilotos que não faziam parte da GPDA resolveram sair dos boxes e treinar. Ickx, Brambilla e Hunt foram os primeiros, depois seguiram mais alguns.

Finalmente uma solução: os administradores do circuito interviram a tempo e iniciaram os trabalhos para fixação dos guard-rails que contou com a colaboração de alguns mecânicos das equipes.

No sábado pela manhã o circuito parecia estar em melhores condições, mas mesmo assim alguns pilotos ainda relutavam em correr. Encabeçando este grupo estava Emerson Fittipaldi. Depois de muita discussão e ânimos aflorados, os pilotos decidiram correr. 

Um após o outro, os pilotos vão a pista para formarem o grid de largada porém, Emerson se negava a correr. Sob grave punição se desobedecesse as ordens do patrocinador, Fittipaldi percorre algumas voltas bem lentamente no circuito alegando problemas no carro. Ele não se classifica para o GP.

A Ferrari domina os treinos e coloca Lauda e Regazonni na primeira fila, seguido por Hunt e Andretti.

Começa a corrida. Logo na largada uma confusão: a Parnelli de Mário Andretti toca levemente na Ferrari de Niki Lauda fazendo-o bater contra o guard-rail, mas não antes de levar seu companheiro de equipe Clay Regazonni junto.

Regazonni mesmo com o bico quebrado e o pneu furado conseguiu levar seu carro ao box. 

Se unindo a Emerson, Arturo Merzario e Wilson Fittipaldi percorrem apenas uma volta e recolhem seus carros para os boxes em forma de protesto.

Com a confusão da largada, Hunt e sua Hesketh se aproveitam do momento e partem para a ponta, mas não por muito tempo. A sina do primeiro colocado bater continua e um por um eles vão saindo da prova. Depois de Hunt abandonar a corrida foi a vez de Andretti, que tinha tudo para vencer não fosse a traiçoeira pista espanhola. 

Na volta nº 17, Rolf Stommelen com sua Embassy Hill se viu na dianteira do GP seguido de perto pela Brabham de José Carlos Pace. A pressão continuou volta após volta até o giro 26, quando a tragédia aconteceu. Em uma parte de altíssima velocidade do circuito, a rasante, o novo suporte de fibra de carbono da asa traseira da Hill se quebra, provocando o seu total desprendimento, justamente no ponto onde os carros precisavam de maior pressão aerodinâmica para não decolar. Pace assistiu de camarote Stommelen voar sobre os guard-rails e ir para cima de um posto de bombeiros onde três deles morrem instantaneamente com o violentíssimo choque a mais de 250 km/h. Sobrou também para um fotógrafo que ficava à beira da pista. Com o impacto os fios de comunicação se romperam e os comissários não tiveram como avisar o acontecido rapidamente para a direção de prova.

A corrida só foi paralisada depois de aproximadamente 10 minutos do acidente. Sabendo do acontecido a direção de prova imediatamente exibe a bandeira vermelha e interrompe a disputa.

Além de 4 mortes no local, o acidente feriu várias pessoas e uma delas morreria dias depois em um hospital da região. Stommelen incrivelmente "driblou" a morte mas com muitas fraturas.

Com a prova encerrada antes de seu fim os pilotos receberam a metade dos pontos da prova. A vitória foi de Jochen Mass, companheiro de Emerson na McLaren. Ickx com a Lotus e Reutemann da Brabham completaram o pódio. A menção honrosa foi para a italiana Lella Lombardi, que se tornou a única mulher a marcar ponto na F1 ao finalizar a disputa na sexta posição.

Em um fim de semana tão trágico como este a bela Montjuich nunca mais sediaria uma prova da categoria.

Rolf Stommelen momentos antes da largada do GP da Espanha...
Niki Lauda lagou na pole position ...
James Hunt se aproveita da confusão na largada e assume a ponta ...
Arturo Merzario junta-se a Fittipaldi em protesto e percorre somente uma volta...

... assim como Wilson Fittipaldi...
O novo GH1 de Stommelen não resistiu a Montjuich e causou o gravíssimo acidente...
Stommelen e os destroços. O alemão teve muita sorte a mais de 250Km/h...

Jochen Mass conquistou sua única vitória na carreira...

O belga Ickx levou sua Lotus ao segundo posto...

... e o argentino Carlos Reutemann completou o pódio...

Menção honrosa para Lella Lombardi que mesmo largando da última fila conseguiu marcar ponto.

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