quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sir Watson...


John Watson e seu McLaren M28B, projetado por Gordon Coppuck e equipado com motor Ford Cosworth DFV V8 3.0, no GP da Espanha de 1979, disputado no circuito de Jarama...

Watson, 18º no grid de largada, abandonou a prova no giro #21 após a quebra do motor...

Patrick Depailler (Ligier) foi o vencedor com Carlos Reutemann e Mario Andretti, a dupla da Lotus, completando o pódio.

O pole position foi Jacques Laffite (Ligier) e Gilles Villeneuve foi o autor da volta mais rápida da corrida com o tempo de 01:16.440...

5 comentários:

Anônimo disse...

... Belo bibi. Gostava do Watson mas era extremamente técnico. Única imagem de um carro de F1 explodir numa reta foi a McLaren dele ! Que coisa mais esquisita... "Era como se ele tivesse quatro mãos e quatro pernas. Freava, trocava de marcha, girava o volante, bombeava o acelerador e o carro parecia estar no fio da navalha, à beira do descontrole.", frase dele sobre Senna.


M.C.

Anônimo disse...

André,

esse carro do John Watson é o M28B, não?
Patrick Tambay usou, nesse mesmo GP da Espanha, o M28...

Nessa temporada de 1979, a McLaren usou vários modelos: M28, M28B, M28C e M29.

Esse McLaren 'brancão', visto de frente é até bem bonito... agora, de lado é meio esquisitão...

Aqui o M28B - de lado - na Bélgica (Zolder) em 1979:
http://www7.clikpic.com/kartingnord/images/watson-belgian_gp_1979_resized.jpg


um abraço,
Renato Breder

Por Dentro dos Boxes disse...

Renato,

pela referência que tenho > http://www.statsf1.com/pt/mclaren-m28.aspx

o Watson usou mesmo foi o M28 na Espanha em 1979...

de qualquer forma agradeço pela contribuição e farei uma nova pesquisa.

abs...

Anônimo disse...

André,

a minha constatação foi apenas por comparações fotográficas que fiz há uns meses atrás...

O M28 tem um perfil (lateral) mais retangular, ao passo que o M28B tem o perfil mostrado naquela foto da Bélgica que eu indiquei. É quase um 'rabo de peixe'...

Vendo de frente, as laterais da carroceria, em sua parte traseira, são planas no M28 e no M28B há uma curvatura, que acompanha o tal 'rabo de peixe'...

Nessas 2 fotos a seguir, o M28, na Argentina e em Long Beach:
* http://1.bp.blogspot.com/_E5n3j6YR978/SkQaCm9U1EI/AAAAAAAAFrU/hTRUU2HH_sA/s320/Tambay.1979.jpg
* http://1.bp.blogspot.com/_M9KQv88pcQU/Sdv1wd8mIbI/AAAAAAAAT2M/IT3oeaJMPUQ/s400/Long%2BBeach%2B79.jpg

Aqui em miniaturas:
* http://3.bp.blogspot.com/-ID7F5x9M46A/Tq6VAEnEh-I/AAAAAAAABog/YSutVJo2aPQ/s1600/DSC02147.JPG

E aqui o M28B - como o do post - na Espanha e em Mônaco:
* http://b.f1-facts.com/ul/a/3633
* http://www.statsf1.com/constructeurs/photos/68/802c.jpg

(diferenças na pintura...)


outro abraço,
Renato Breder

Por Dentro dos Boxes disse...

Caro Renato,

já providenciei a atualização do texto...

vc tem razão: é o M28B

valeu amigo...

abs...