sexta-feira, 23 de maio de 2014

Mônaco...

O esplendor do GP monegasco...

Domingo, 25 de maio, é dia de mais um capítulo dessa história...





9 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigos,
A Ferrari F1 dos anos 1950 mostra um monoposto que exigia a mesma técnica de hoje na condução, mão em cima na tomada de curva, no volante de diâmetro excessivamente grande para atenuar o esforço. Mas naquela época, sem direção hidráulica, o esforço físico era muito grande, mais as trocas de marchas manuais, lembrando que o peso do carro era de 60 a 80% na dianteira. Em Mônaco, o piloto chegava à exaustão, ainda mais para pilotos franzinos. A caixa de câmbio tinha de ser muito boa, a maioria na dupla debreagem. Era bem mais complicado pilotar, ou não?
Foto sensacional.
luizborgmann

Por Dentro dos Boxes disse...

com toda certeza Luiz Borgmann...

abs...

Anônimo disse...

Belas fotos!

Falando apenas da única em tons cinzentos...

** FOTO 3 **

Bela foto de Cliff Allison com a Ferrari 256-F1, em 1960 nas ruas de Monte Carlo...

Allison sofreu um forte acidente, naquele final de semana, quando treinava para o GP e levou quase o resto do ano para se recuperar fisicamente.
Sua Ferrari atingiu uma barreira de fardos de feno, ele foi atirado para fora do carro. Estava inconsciente quando foi levado para o hospital.
Allison fraturou o braço esquerdo e algumas costelas, além de sofrer alguns cortes faciais e uma concussão. Foi uma situação bem grave...

==>> http://pandinigp.files.wordpress.com/2009/01/cliff_allison_mon1958.jpg
==>> http://4.bp.blogspot.com/-OvlFGVKUJBI/UDPfLTp57jI/AAAAAAAAHBA/5MJ2Yz_DTJo/s1600/gp_m%C3%B4naco_1960_003.JPG


Aliás, a nomenclatura "Dino", para a Ferrari, se restringe apenas aos motores, e mesmo assim, aos motores V6.
O nome Dino era uma referência ao filho de Enzo Ferrari - que trabalhou bastante na concepção dos motores V6 da Scuderia para a F2 - que morreu "antes da hora"...
O motor dessa Ferrari de Allison, por exemplo, era o Dino 155/59, um V6 de 2,5 litros.

O primeiro motor 'Dino' da Ferrari veio em 1958 e foram até 1964...

MOTORES - todos V6.
- 1958: Dino 143 2.4L (Ferrari 246-F1) e Dino 156 1.5L (Ferrari 156-F2)
- 1959: Dino 155/59 2.5L (Ferrari 256-F1) e Dino 156 1.5L (Ferrari 156-F2)
- 1960: Dino 155/59 2.5L (Ferrari 256-F1), Dino 171 2.4L (Ferrari 246P) e Dino 178 1.5L (Ferrari 156P-F2)
- 1961: Dino 178 1.5L, a 60, 65 e 120 graus (Ferrari 156-F1)
- 1962: Dino 178 1.5L, a 120 e 60 graus (Ferrari 156-F1)
- 1963: Dino 178 1.5L, a 120 graus (Ferrari 156-F1/63 e 156-F1 Aero)
- 1964: Dino 178 1.5L, a 120 graus (Ferrari 156-F1 Aero e 158-F1, uma vez apenas!)


um abraço,
Renato Breder

TW disse...

Nenhum lugar proporciona tantas fotos belas como Mônaco...

walter disse...

As fotos são lindas e o Breder, pra variar, arrasou. Ficamos ainda mais Por Dentro dos Boxes.

Por Dentro dos Boxes disse...

Walter,

o Breder é sempre preciso e contribui muito com o blog...

abs...

Anônimo disse...

Olá amigos,
Na foto do Môco, é possível ver a quase ausencia de cambagem na suspensão dianteira. É interessante o fato de que o artifício da cambagem negativa excessiva, visando a aderência da banda ao rolling, só passou a ser utilizada bem mais tarde.
luizborgmann

Por Dentro dos Boxes disse...

Luiz,

vc tem razão em sua observação...

somente bem depois é que passaram a utilizar esse recurso de cambagem negativa...

abs...

Leandro Legal disse...

Fotos lindas como sempre!!!

Renato Breder - "The Human Computer About F1" - como sempre arrasando nas informações!!!

Tenho uma dúvida. Quem está pilotando aquela Lotus amarela?

Piquet??? Senna??? Nakajma??? Ou... quem???

Abraço!!!